Saiba mais sobre ronco e apneia do sono

1 de março de 2012

Confira a reportagem esclarecedora em que alerta a sociedade sobre sinais e sintomas da síndrome da apneia do sono, como: ronco; despertares noturnos frequentes; parada da respiração; sonolência diurna; baixo rendimento no trabalho ou na escola, entre outros. Veja a contribuição de Dr. Jeferson na reportagem abaixo. (SETV 1ª edição, TV Sergipe).

 

Dr. Jeferson complementa as orientações:

Quando o paciente começa a apresentar sinais e sintomas da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) descritos na reportagem, com repercussões importantes na vida profissional, pessoal e social, há a necessidade para investigação da SAOS. Existem vários exames complementares que ajudam no esclarecimento dessa doença, entre eles, podemos citar a Nasofibroscopia, que é o exame que visualiza as estruturas internas do nariz e da boca, a fim de pesquisar sinais de obstrução. Contudo, o exame que confirma o diagnóstico é a chamada Polissonografia (padrão-ouro), um exame em que o paciente necessita de dormir ligado a alguns aparelhos para poder identificar qual o distúrbio do sono.

O fundamento do tratamento da SAOS é baseado na CAUSA DA OBSTRUÇÃO que está impedindo o paciente de respirar e dormir corretamente. O tratamento pode ser clínico, como perda de peso e dieta alimentar para aqueles que possuem sobrepeso ou obesidade. Um outro recurso clínico é o CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) que é um aparelho de compressão de ar que o paciente aclopa ao nariz e/ou à boca durante o período de sono para conseguir respirar e dormir melhor. O CPAP tem indicações bastante criteriosas, em que o acompanhamento com especialista é de fundamental importância.

Além disso, o tratamento pode ser CIRÚRGICO. O tipo de “cirurgia do ronco” que compete ao Otorrinolaringologista consiste em fazer cirurgias e microcirurgias com utilização de “Laser” ou de forma convencional nas estruturas do nariz e da garganta que estão impedindo o fluxo de ar adequado para uma respiração confortável. Além disso, há outros tipos de procedimentos que cirurgião Bucomaxilofacial pode realizar.

 

Se apresenta sinais e sintomas de síndrome da apneia, procure um especialista!

× WhatsApp