No dia 15 de março, foi comemorado o World Sleep Day (Dia Mundial do Sono). Sob o tema “Good Sleep, Healthy Aging” (Sono Bom, Envelhecimento Saudável), o evento organizado pela World Association of Sleep Medicine (WASM) convida instituições do mundo todo para realizar ações de conscientização sobre os problemas e cuidados com o sono durante as diferentes etapas da vida.
As dificuldades para dormir constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida de mais de 45% da população do mundo, de acordo com a WASM. A perda de qualidade do sono causada geralmente por problemas respiratórios pode levar a inúmeros problemas de saúde, como hipertensão, doença cardíaca, derrame, diabetes, além da redução no estado de alerta, falta de concentração, queda de produtividade no trabalho e na escola, e até acidentes automobilísticos. O fato é que a maioria dos distúrbios do sono é evitável ou tratável, porém menos de um terço dos doentes procura ajuda profissional.
Em comunicado, a associação ressaltou uma pesquisa recente que aponta para o dado de que 50% dos adultos mais velhos enfrentam dificuldades para dormir. Entretanto, a entidade lembra que os problemas do sono em idosos podem estar relacionados a outras causas e não exclusivamente ao envelhecimento, como se costuma pensar.
Além dos avanços no diagnóstico e tratamento de ronco e apneia do sono, os Otorrinolaringologistas têm se interessado cada vez mais por pesquisas que abordem distúrbios como insônia e pernas inquietas, considerados diagnósticos diferenciais. A ideia do projeto é conscientizar a população sobre a prevenção contra esses e outros males desde a infância, assim como a manutenção de hábitos saudáveis para dormir bem.
Para mais informações sobre as ações, acesse: www.worldsleepday.org
Fonte: http://www.aborlccf.