A comunicação humana é o fator mais importante da evolução de um ser. Para que a mesma aconteça de forma clara e eficiente, dependemos de uma série de fatores individuais, econômicos e sociais ; que associados integralmente ou parcialmente, resultam no sucesso deste processo. Em relação ao indivíduo especificamente, o organismo tem de estar funcionante de tal forma, que consiga criar condições para que a comunicação seja efetivada.
Um dos mais importantes processos da comunicação humana é o da audição. É principalmente pelas orelhas que as informações e consequentemente o aprendizado se concretiza. A ausência parcial ou total da audição pode gerar importantes consequências à vida do homem. Possuir uma audição normal é o ideal. Porém por várias razões esta situação pode não existir em sua perfeição. Doenças congênitas, traumas diversos, infecções, ruídos intensos, dentre outras causas, podem levar á surdez parcial ou total às pessoas.
Ou seja, dentro do possível, todos nós temos a obrigação de preservar a nossa audição. Existem inúmeros programas educativos de profilaxia da surdez. Porém, existe muito mais ainda, a necessidade da população entender a importância deste sentido, para respeitá-lo. A ausência da audição normal, apenas aqueles que sofrem deste mal é que experimenta esta terrível sensação.
Ouvir bem é crucial para a evolução da própria vida. Atrasos importantes de desenvolvimento físico, psíquico e social são evidenciados naturalmente para aqueles portadores deste tipo de deficiência.
A Otocenter atua nesta área há mais de 25 anos. Durante todos estes anos vem diagnosticando, tratando e em especial oferecendo trabalhos de ação comunitária à população em geral, através de seus vários projetos. Mais do que isto, a Otocenter através de sua equipe multidisciplinar de profissionais qualificados e dedicados simplesmente ESCUTA , respeita, entende e dignifica cada um destes portadores de perda auditiva.
Assista e confira a reportagem da TV Sergipe – Rede Globo. Nesta a fonoaudióloga Sulamita Chagas, Coordenadora da Unidade de Fonoaudiologia da Otocenter, explica e orienta a respeito do combate e da prevenção à surdez.
Portanto, neste momento fica aqui registrado o nosso pleito de enorme consideração a esta especial e maravilhosa fatia da nossa população.
Parabéns a todos e a todas.
Dr. Jeferson Sampaio D’Avila
Diretor Presidente da Otocenter