O NARIZ E A VOZ

25 de outubro de 2011

 

O NARIZ tem relação com a VOZ? A princípio não se imagina esta relação. Porém, sem muito esforço torna-se claro esta situação. Apenas um simples aperto leve no NARIZ (asas do nariz) faz-se denotar uma alteração no momento da fonação. A fala fica abafada, apagada e modificada. Quando por alguma razão temos as nossas fossas nasais obstruídas parcial ou totalmente, como por exemplo trivial um quadro de resfriado comum, uma rinite alérgica, uma sinusite etc; a evidência desta relação entre o NARIZ e a VOZ torna-se notória para o próprio indivíduo e para os seus intralocutores, ou seja, as pessoas que participam desta conversação.

Mas por que existe esta relação?

A justificativa está exatamente no entendimento da função fonatória, ou seja, na percepção verdadeira da fala.

A fala é produzida no ser humano pelo Aparelho Fonador. Inicialmente necessita-se fluxo aéreo, que é promovido de baixo para cima, pelo ar que vem dos pulmões, entretanto previamente passado pelo NARIZ na sua entrada. Este ar, no momento do fluxo expiratório, ou seja, na sua saída dos pulmões para o exterior, tem passagem por um estreitamento chamado glote, que localiza-se na laringe. Neste órgão existem as cordas vocais (pregas vocais), que quando se acomodam juntando-se entre si produzem o tom puro fundamental. Este tipo de som, continua sendo enviado para cima e começa a receber os chamados harmônicos, que vêm justamente pela articulação das palavras através da língua, palato, lábios e dentes. A partir daí é que entra o grande fator de importância e relação entre o NARIZ e a VOZ que é a ressonância da fala. O NARIZ é como se fosse “a caixa de som” do homem. É responsável pela sonoridade da emissão vocal, juntamente com os seios da face (seios paranasais), que são cavidades aéreas.

Caso o NARIZ e estas cavidades estejam preenchidas ou ocupadas de alguma forma, a emissão de fala será afetada.

Diante do exposto acreditamos que a relação do NARIZ com a VOZ foi justificada como de grande importância para execução desta função maravilhosa e exclusiva do homem que é a função fonatória.

Daí a situação de destaque para o NARIZ normal e funcionante nesta função vocal.

“Preserve sua respiração (seu nariz), para ter oportunidade de preservar sua fonação (sua voz)”.

 

Dr. Jeferson Sampaio D’Ávila

Diretor Presidente da Otocenter


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/otocenter/www/wp-includes/functions.php on line 3598

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/otocenter/www/wp-includes/functions.php on line 3598