A “Voz” nas Festas Juninas

13 de junho de 2014

Otocenter-são-joao

FOR ALL” esta é a sentença que justifica etmologicamente a origem do nosso FORRÓ. Este é o tipo musical que domina esta época festiva, que é comemorada em todo território nacional. Inicialmente decorreu de comemorações religiosas do catolicismo. No mês de junho são realizadas pelo menos três das festas religiosas mais importantes. Nos dias 13 de junho, dia de Santo Antonio; 24 de junho, dia de São João e 29 de junho, dia de São Pedro; o povo brasileiro, com seus inúmeros devotos, verdadeiramente pára para render homenagens, agradecer dádivas, pagar promessas e festejar estes momentos.

Acompanhado de um espírito festivo sem igual, o povo mais alegre do mundo encontra estes vários motivos para tornar o mês de junho consagrado como tempo de festa.

Em especial, o nordeste brasileiro se identifica com particular atenção a estes festejos juninos. Festa com muita dança, muito canto, muitos fogos e muita alegria.

Dentro desta enorme manifestação não poderíamos esquecer da VOZ. Assim como em qualquer momento comemorativo que gera exaltação do povo, a mesma tem de ser preservada. Deve-se, portanto, serem evitados os abusos vocais, os hábitos alcoólicos, os alimentos indigestos, dentre outros fatores.

Festejar é bom demais, porém não pode ser esquecido que os bons hábitos de higiene vocal são fundamentais para a preservação da voz humana. As festas passam. A nossa VOZ não deve ser deteriorada e muito menos exterminada, pois continua.

 Nas festas juninas não esqueça do nosso lema:

“Afine sua saúde, cuide de sua VOZ”.

AH! Não esqueça também de preservar a audição. Cuidado com os fogos de artifício. Os mesmos podem gerar perdas auditivas (surdez) irreversíveis. Preserve sua Saúde Auditiva.

 

 Boas Festas Juninas!

Dr. Jeferson Sampaio D’Avila

Diretor Presidente da Otocenter